quinta-feira, 26 de maio de 2011

Dicas de como arrecadar dinheiro para a sua formatura

Formandos da Cásper Líbero distribuem cartaz para arrecadar dinheiro.

A formatura exige de muitos gastos e detalhes mesmo com as mensalidades mensais não sobra muito dinheiro,a comissão deve fazer o levantamento dos custos com salão, decoração, buffet, banda e iluminação, auditório para colação, convites, fotografias etc..
 Uma sugestão é os formandos se unirem e buscar patrocínios para promoverem rifas ou sorteios com objetivo de arrecadar dinheiro para a formatura. Além de existir pouco investimento e se cada aluno comprometer a vender as rifas a turma pode conseguir um bom dinheiro.
Outra sugestão é festas e quermesses, mas antes de ir alugando o local, fazendo convites, contratando djs os riscos devem ser calculados, pois os formandos tem pouco tempo e para uma festa conseguir alcançar o sucesso exige de uma excelente organização e dedicação. A melhor forma é a comissão de formatura conseguir parceria com as  casas de show. A casa de show fornece convites para a comissão e cada formando deverá vender os convites e esse dinheiro ficará para a comissão e a casa de show irá lucrar com consumação. Muitas casas de shows investem nessa parceria com a comissão porque além de promover a formatura a casa irá lotar com público jovem.
Os churrascos também são outra maneira segura de arrecadar dinheiro, quando a comissão assina o contrato com a empresa de formatura, ela fica responsável em fornecer no minímo dois churrascos para os formandos que podem vender o convite do churrasco para outros amigos. É uma maneira de lucrar se divertindo com seus amigos. 
Portanto, futuros formandos fica a dica para quem deseja ter a formatura dos sonhos sem ter muito custos!!



Colação de grau

A colação de grau é  uma tradicão e também uma das mais importantes cerimônia acadêmicas, é por meio desta cerimônia oficial em sessão solene e pública de ortoga de grau para os alunos que concluíram o curso superior de graduação em Bacharelado ou Licenciatura receber o tão sonhado diploma
Para a realização da colação de grau existi diversos requisitos que devem ser cumpridos e respeitados durante a cerimônia.

Paraninfo é o padrinho da turma que está formando ele é escolhido pelos alunos e sua missão é entregar o diploma para cada formando e conduzir os formandos na entrada do salão.

Patrono corresponde ao professor que se destaca no área acadêmica e significa o cargo máximo na hierarquia das homenagens.

Professor Homenageados: São as pessoas que fizeram parte do cotidiano dos alunos e os acompanharam em todas as etapas e dificuldades durante a faculdade. Cada turma tem direito de homenagear um professor ou funcionário da instituição.

Orador da turma: O aluno escolhido pela a turma para ser o orador tem uma missão muito relevante na cerimônia, ele representará a turma e irá elaborar um discurso á altura da importância da solenidade.

Juramentistas: É responsabilidade do aluno o juramento, ele pronunciará o juramento durante a solenidade de colação de grau.

E após os discursos que devem ser construídos de forma sucinta, sereno e objetivo, chegou a hora de receber o diploma e brindar junto com os amigos á felicidade.







quarta-feira, 25 de maio de 2011

A cor do seu curso combina com você

No mundo da formatura cada curso representa uma cor. A cor é determinante para a colação de grau, a cor da faixa da beca será de acordo com a cor que foi determinada ao seu curso. 
 Mas, não é só a cor que tem destaque para os formandos, cada curso também possui a sua pedra preciosoa,mas conhecidos como os "anéis de formatura" que representam o orgulho da graduação e por ter cursado uma faculdade. Os emblemas e as cores de cada  anel de formatura são definidos de acordo com os critérios de cada curso, mas a maioria dos anéis  é de ouro e possuem o mesmo formato o símbolo do curso nas laterais e uma pedra referente ao mesmo no centro.
 A tradição do anel de formatura surgiu  na academia militar de West Point, nos estados unidos em 1835, quando os membros da turma de formandos desenharam um anel para simbolizar a sua graduação. Os anéis se tornaram não apenas um símbolo de realização,um símbolo pessoal da própria universidades.
O desenho dos anéis foram se modificando, antes eram concebidos como sinete ou  anéis para serem usados para selar com cera, com o emblema da escola.
Hoje o anél de formatura é de uso pessoal e pode ser personalizado com o gosto de cada estudante e também não deixa de ser uma jóia para abrilhantar a sua formatura.


Abaixo segue a tabela com a cor do anél de cada profissão:


Comissão de formatura: O que é? Quem faz?Quem pode participar?


A formatura significa a conclusão de mais uma etapa e por isso muitos jovens ficam ansiosos para chegar o grande dia. Para entender melhor sobre a formatura esse post vai ser dedicado as comissões de formatura conhecidos como o “coração da formatura”.
É a comissão que irá pensar em cada detalhe da  colação de grau e do baile dos formandos, o segredo para o sucesso da formatura está no trabalho da comissão.
Todos alunos trabalham juntos e todas as decisões são compartilhadas com cada formando, a comissão é  formada por  cinco estudantes que representará o que a turma deseja, exercendo assim suas funções em nome de todos os formandos.
 Dentro da comissão tem o presidente que tem o papel de administrador geral da formatura e responsável em comunicar as decisões para a empresa e aos formandos. O vice-presidente atua na ausência do presidente e exercendo as mesmas funções do presidente.
Já o secretário é responsável pela organização da formatura,são eles que efetuam os pagamentos, cobram as mensalidades e registram tudo o que foi feito até o momento.
O tesoureiro é responsável pela  finanças e todo o dinheiro que foi arrecadado dos eventos como churrascos, festas, rifas.
A comissão de formatura possui um estatuto que estabelece as regras gerais da comissão. O estatuto explica os aspectos principais do papel da comissão e  pode ser editado para se adaptar a necessidade de cada formatura.


Estamos disponibilizando para você um Modelo de Estatudo de Comissão de Formatura para melhor entendimento!

http://www.oformando.hd1.com.br/ModelodeEstatutodeComissaodeFormatura.pdf

Vamos vestir a beca?

Seja bem vindo ao blog vestindo a beca!!

Se você está a poucos passos de se formar e quer saber tudo o que acontece no mundo dos formandos, então você está no lugar certo.
O blog tem como objetivo ajudar você e tirar dúvidas sobre tudo que acontece e envolve a formatura: becas, festas, viagens, colação de grau, churrascos, música, vestidos, sapatos, maquiagem, penteados, dicas de discursos, etiqueta e muito mais.